Saiba o que é Previdência

Entenda tudo sobre Previdência.

PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR
 
O que é Previdência Complementar

Sistema composto por Entidades do setor privado que tem como objetivo oferecer planos de previdência assemelhados aos da previdência social. Você contribui durante determinado período, acumulando recursos para sua aposentadoria e, de acordo com o regulamento do plano contratado, poderá revertê-los em rendas vitalícia, temporária, ou outras modalidades determinadas no regulamento do Plano.

Cada vez mais pessoas estão procurando complementar sua aposentadoria da previdência social adquirindo antecipadamente um plano de previdência complementar.

Quanto antes você adquirir um plano de previdência complementar, menor poderá ser a sua contribuição e maior será seu benefício.
 
Modelo Três Pilares

Atualmente, as questões relacionadas à Previdência Social e Complementar têm ocupado lugar de destaque na mídia em geral.

A questão previdenciária é bastante complexa e abrangente, principalmente em países que ainda não equacionaram seus modelos de Previdência Social. Sabemos que no Brasil, pontos cruciais estão sendo discutidos e aperfeiçoados. Neste contexto, a Previdência Complementar ocupa um lugar de destaque, pois é através dela e de seus benefícios, que inúmeros países estão encontrando respostas para oferecer aos trabalhadores opções de suplementação dos benefícios de rendas e pensões, com vistas a um futuro mais tranqüilo.

Em países onde o sistema previdenciário já está consolidado, como no caso dos Estados Unidos, o equilíbrio está representado pelo que especialistas denominam de Modelo dos Três Pilares, composto, de um lado, pela previdência pública (básica) e, por outro, por duas opções de planos de Previdência Complementar (empresarial e individual), de caráter privado e facultativo.

O Primeiro Pilar
Através de uma Previdência Social Pública, que garante um benefício básico aos trabalhadores, semelhante ao INSS brasileiro, onde o benefício máximo é de R$ 3.467,40 (base junho/2010) e que, quanto maior o salário na ativa, maior a defasagem na aposentadoria.

O Segundo Pilar
Por intermédio de Planos Empresariais de Previdência Complementar, nos quais os trabalhadores e as empresas contribuem para a suplementação, até um determinado percentual, dos benefícios pagos pela Previdência Social.

O Terceiro Pilar
Através de um Plano de Previdência Complementar Individual, facultativo, onde pessoas físicas contribuem para entidades abertas de Previdência Complementar, semelhante ao PGBL Proteção Familiar.

Tipos de Entidades de Previdência Complementar(Aberta e Fechada)

Entidade Aberta:Entidade autorizada a instituir planos de previdência complementar aberta. Os planos podem ser adquiridos por qualquer pessoa física.

Entidade Fechada: Entidade autorizada a instituir plano de previdência exclusivamente para funcionários de uma determinada empresa ou empresas pertencentes a um mesmo grupo.

PREVIDÊNCIA SOCIAL

 O que é Previdência Social

A Previdência Social é o seguro social para a pessoa que contribui. É administrada por uma instituição pública que tem como objetivo reconhecer e conceder direitos aos seus segurados. A renda transferida pela Previdência Social é utilizada para substituir a renda do trabalhador contribuinte quando ele perde a capacidade de trabalho, seja por doença, invalidez, idade avançada, morte, desemprego involuntário, pela maternidade ou mesmo pela reclusão.

A partir de 16 anos, os cidadãos podem fazer inscrição na Previdência Social. É importante manter as contribuições em dia para assegurar os seus direitos. Os empregados e os trabalhadores avulsos, com carteira de trabalho assinada, já estão automaticamente inscritos.

Origem da Previdência Social

O Seguro Social surgiu na Alemanha, em 1889, e foi introduzido pelo então chanceler alemão Otto von Bismarck.

Seu objetivo fundamental foi promover o bem-estar social dos trabalhadores. O sistema alemão visava promover benefícios de aposentadoria e invalidez. A participação do trabalhador era compulsória, em consórcio com os empregadores e o governo. Um fato, no mínimo curioso, no sistema alemão, foi a fixação de uma idade padrão para aposentadoria de 65 anos, mesma idade de Bismarck. Esta mesma idade de aposentadoria seria usada, mais tarde, pelos americanos, quando implantaram seu modelo de Previdência Social, no governo Roosevelt, no início da década de 30.

No Brasil o modelo previdenciário foi estruturado a partir da década de 40, no governo de Getúlio Vargas. O sistema adotado foi centrado no Modelo de Repartição Simples, também conhecido por pacto de gerações.

Defasagem

Criada com objetivo de proporcionar meios de subsistência aos trabalhadores e suas famílias na velhice, morte ou invalidez, a Instituição da Previdência Social existe no mundo todo. Porém os valores dos benefícios pagos pela Previdência Social (INSS) são bem inferiores ao salário que o trabalhador recebia durante sua vida útil profissional, impossibilitando que ele e seus familiares tenham o mesmo padrão de vida anterior. Essa situação se agrava à medida em que o salário é mais elevado, fazendo com que muitos, em idade de aposentadoria, continuem trabalhando.

Defasagem da Aposentadoria X Salário

O gráfico a seguir mostra claramente a defasagem entre o salário do trabalhador na ativa e a aposentadoria para cada faixa salarial. O bloco vermelho apresenta, para cada faixa salarial, os percentuais do salário que o trabalhador receberá aposentado. No outro bloco, estão representados os salários integrais. Veja que quanto maior for o salário do contribuinte, maior será a diferença para a aposentadoria que ele irá receber.

Assim, um trabalhador que recebia 50 salários mínimos na ativa, ao se aposentar receberá cerca de 16,01 % daquele salário.
fonte: http://www.bradescoprevidencia.com.br/principal.asp?sala=pfisica&pagina=